quarta-feira, 26 de agosto de 2009

West Ham x Millwall (igual no filme)


Jogando pela Copa da Liga, os arquirrivais West Ham e Millwall, considerados dois dos times com as torcidas mais violentas da Inglaterra, protagonizaram uma verdadeira batalha tanto dentro como fora das quatro linhas. Apesar de ter saído atrás no placar, os Hammers conseguiram virar a partida na prorrogação, venceram por 3 a 1 e ficaram com a vaga na competição.
Com uma imensa rivalidade entre as torcidas, o "East London Derby", considerado o clássico mais sangrento de Londres, ficou marcado pela violência antes mesmo do apito inicial. Uma briga generalizada torcedores nas imediações do Upton Park durou mais de uma hora até serem contidas pela polícia local, resultado em diversos feridos, um esfaqueado e duas prisões.
De acordo com as autoridades locais, centenas de fanáticos romperam a barreira policial usando tijolos, garrafas e outros objetos como armas e se envolveram na briga - considerada por um dos torcedores "o maior ato de hooliganismo dos últimos 30 anos".
Dentro dos gramados, a primeira partida entre os dois clubes desde 2005 foi dura, mas sem nenhum confronto violento entre os jogadores. Para alegria do Millwall, Harris abriu o placar logo aos 25 minutos do primeiro tempo, fora de casa.
E a vantagem dos visitantes durava até os 42 minutos do segundo tempo, para a fúria dos torcedores locais. Mas em um dos últimos lances do jogo, o jovem Stanislas, de apenas 19 anos, anotou o tento que levaria a partida para a prorrogação. A alegria dos Hammers foi tão grande que diversos torcedores invadiram o gramado, causando a interrupção do jogo.
Nos primeiros minutos da etapa complementar, o Millwall sofreu um novo revés. Carlton Cole foi derrubado na área por Barron, e o árbitro assinalou pênalti para o West Ham. O jovem Stanislas cobrou e não perdoou, virando o jogo para a equipe da casa.
Tentando reagir, o Millwall sofreu o golpe de misericórdia aos 11 minutos da prorrogação, quando Hines fez boa jogada individual e arriscou uma bomba de fora da área, fazendo 3 a 1 e garantindo a vaga na próxima fase. Quando o juiz apitou pela última vez na partida, a torcida dos anfitriões novamente invadiu o gramado, desta vez para comemorar com os jogadores.
Apesar da distância dentro de campo, com uma equipe na elite e outra na terceira divisão inglesa, a rivalidade entre as torcidas de West Ham e Millwall é tão grande que até já foi retratada pelo cinema. O filme "Hooligans", de 2005, ilustra um pouco desta inimizade histórica, existente desde antes do primeiro jogo entre os dois times, devido às origens de cada clube, de portos rivais de Londres, cada um em uma margem do rio Tâmisa.
Confira os outros resultados da Copa da Liga inglesa:
West Ham 3 x 1 Millwall
Gillingham 1 x 3 Blackburn Rovers
Hartlepool 1 x 2 Burnley
Hull City 3 x 1 Southend
Leeds 2 x 1 Watford
Nottingham Forest 2 x 1 Middlesbrough
Peterborough 2 x 1 Ipswich
Port Vale 2 x 0 Sheffield
Portsmouth 4 x 1 Hereford
Preston North End 2 x 1 Leicester City
Queens Park Rangers 2 x 1 Accrington
Southampton 1 x 2 Birmingham
Swansea 1 x 2 Scunthorpe
U. Tranmere 0 x 1 Bolton
Wolverhampton 0 (6) x 0 (5) Swindon Town
Reading 1 x 2 Barnsley

Nenhum comentário:

Postar um comentário